ATIVIDADES PARA O PRIMEIRO ANO
HORA DA LEITURA
Primeiramente deve -se perguntar se os alunos sabem qual é o dia especial comemorado no mês de agosto. Se as crianças não souberem, falar quando é essa comemoração - segundo domingo do mês - ir dando pistas até que acertem... É o dia de um homem muito especial... Ele cuida de nós... Geralmente trabalha... É uma pessoa que ama seus filhos... Até chegarem à resposta: “Dia dos Pais”.
Leitura do Livro: O ta-ta-taravô do Corujão. Winnie the Pooh – Coleção Disney. Fazer questionamentos sobre o livro.
HISTÓRIA
Com a turma em roda, pedir que cada um fale um pouquinho sobre o seu pai, o nome, as características físicas, o que gosta no pai. Deixar claro que pode ser o pai ou alguma figura paterna. Às vezes algumas crianças, por diversos motivos, não convivem com seus pais, porém, ela tem outra pessoa que cuida e lhes dá carinho, na ausência do pai. Essa figura paterna pode ser citada durante essa atividade, seja um avô, tio, ou a própria mãe.
Explicar a tarefa: Entrevista com o pai.
TAREFA
Entrevista com o pai.
TAREFA DE CASA
ALUNO: ________________________________________________________
CONHEÇA MELHOR SEU PAI!
ENTREVISTE SEU PAI (OU A PESSOA QUE VOCÊ ACHA QUE FAZ O PAPEL DE PAI NA SUA VIDA, A QUEM VOCÊ RESPEITA E GOSTA COM SE FOSSE UM PAI) E RESPONDA:
1) QUAL O NOME DO SEU PAI?
2) QUANTOS ANOS TÊM?
3) O QUE MAIS GOSTA DE FAZER
4) PARA QUE TIME ELE TORCE?
5) DESENHE O QUE VOCÊS MAIS GOSTAM DE FAZER JUNTOS.
HORA DA LEITURA
Leitura do Poema: Tudo passa. Para Papai.
Leitura da semana: Tudo passa. Para Papai.
LÍNGUA PORTUGUESA
Leitura do Poema: Tudo passa (dia dos Pais).
Trabalhar com os alunos a terceira estrofe do poema “Tudo Passa”. Escolher algumas palavras e questioná-los onde está à palavra escolhida, com que letra inicia e assim por diante...
MEU PAI É UM CARA ENGRAÇADO!
DIZ QUE ME PÕE DE CASTIGO
SE EU NÃO FIZER A LIÇÃO,
SÓ QUE, QUANDO EU NÃO FAÇO,
ELE VEM, COM DECISÃO
E COM AR SÉRIO QUE ELE TEM,
E DIZ “DESTA VEZ PASSA,
MAS DA PRÓXIMA VEZ, HEIN...”
SE EU LEVO UM TOMBO E CHORO,
ELE ME PEGA NO COLO,
ME EMBALA E FICA DIZENDO:
QUANDO EU VOU DORMIR
E TENHO MEDO DO ESCURO,
ELE ME CONTA UMA HISTÓRIA,
DIZ PRA EU FECHAR OS OLHOS
QUE O MEDO PASSA.
AI, EU GOSTO TANTO DELE!
E ISSO NÃO PASSA.
PEDRO BANDEIRA
LÍNGUA PORTUGUESA
Leitura do Poema: Tudo passa (dia dos Pais). Escolher algumas palavras para Trabalhar com o alfabeto móvel.
Leitura do alfabeto de várias formas.
Esse é meu pai. Usar a entrevista com o papai para fazer o livrinho.
COLORIR A BOLA DE ACORDO COM O TIME DO PAPAI. EM SEGUIDA COLAR NO CENTRO DA CAPA DO LIVRINHO.
MATEMÁTICA
Gráfico do time de futebol do papai. Fazer em um cartaz o gráfico com os times do papai.
USAR A BOLA PARA FAZER O GRÁFICO COM OS ALUNOS:
RELIGIÃO
Dia dos Pais. Labirinto – Seguir o caminho certo até o papai e Conversação.
TROFEU PARA O PAPAI:
IMAGENS:
ATIVIDADES:
TEXTOS:
Muito legal!Parabéns!
ResponderExcluir