Plano de aula:
PORTUGUÊS E HISTÓRIA:
VAMOS
RESPEITAR AS LEIS (leis são regras que todos devemos seguir).
Quem
faz as leis?
O poder Legislativo é responsável por atribuições como
a elaboração, análise e aprovação de leis.
Direitos
das crianças
No Brasil existe uma lei sobre os direitos das
crianças: o Estatuto das Crianças
e dos Adolescentes. ECA, adotado desde 1990. Essa lei diz que elas têm direito
à educação, moradia, alimentação e saúde.
Apresentar
o texto: Está tudo combinado:
Está tudo combinado!
Descubra
porque é tão importante seguir regras.
Para jogar futebol, xadrez, videogame ou mesmo
brincar de pega-pega é preciso seguir algumas regras especiais, senão ninguém
se entende.
Em casa, a gente também segue normas, que podem ser
diferentes para cada família. Quando seus pais combinam a hora que você deve
voltar de um passeio, por exemplo, estão definindo uma regra.
A escola é outro lugar em que é preciso combinar um
conjunto de regras para que todo mundo tenha seu espaço garantido, suas
opiniões respeitadas e possa aproveitar as aulas.
Assim, se dois alunos ficam bagunçando ou batem papo
enquanto o professor explica a lição, acabam se prejudicando e ainda
atrapalham os outros, que não conseguem acompanhar a aula.
É claro que isso não significa que você e seus
amigos têm que ficar duros e mudos como estátuas quando estão na escola. Nada
impede que você faça perguntas, troque ideias com os colegas e dê risada, desde
que não prejudique ninguém.
Ou seja, as regras existem não só para que todos
respeitem os outros, mas também para que todos sejam respeitados.
|
Depois da leitura realizaremos no quadro o jogo dos
pontinhos onde os alunos vão brincar e perceber a importância das regras.
JOGO DOS
PONTINHOS
REGRAS:
1. Faça uma linha reta na horizontal ou vertical,
unindo dois pontos vizinhos no tabuleiro. Em seguida, seu adversário fará outra
linha no mesmo tabuleiro.
2. O jogo continua dessa forma, até que um dos
jogadores consiga fechar um quadrado. Quando fechá-lo, deve escrever a letra
inicial de seu nome dentro do quadrado, e jogar mais vez.
3. Quando todos os quadrados do tabuleiro estiverem
fechados, cada jogador soma os pontos dos quadrados que formou.
4. O vencedor é aquele que somar mais pontos.
EXERCÍCIOS:
1)
Para que servem
as regras?
R: As regras servem para que as pessoas convivam bem
umas com as outras.
2)
De acordo com o
texto “ Está tudo combinado”, para vivermos em sociedade precisamos seguir
regras. O texto cita algumas brincadeiras que precisam de regras para que
possamos brincar. Você conhece outras? Escreva uma brincadeira e descreva as
suas regras.
3)
Você segue regras
em casa? Tem hora para voltar para casa? Escreva as regras que você deve seguir
em casa.
4)
Ilustre no seu
caderno uma brincadeira de regra.
5)
Colar no caderno
o Regimento interno da escola:
Nenhum comentário:
Postar um comentário