terça-feira, 5 de novembro de 2013

PLANO DE AULA - MEIO AMBIENTE

PLANO DE AULA

HORA DA LEITURA

à Música “Mangueira” ler e fazer questionamentos: Por que as árvores são importantes? Por que os pássaros são importantes? E porque os sapos são importantes?       

MANGUEIRA


SENTADO DEBAIXO DA MANGUEIRA  
DEBAIXO DE UMA ENORME MANGUEIRA
SENTADO EU PAREI PRA PENSAR
QUE DAS ÁRVORES NÓS TEMOS QUE CUIDAR
ELAS NOS DÃO FRUTAS E SOMBRA E LIMPA O NOSSO AR
E NELA MUITOS BICHOS SEMPRE VÃO MORAR
FORMIGAS, ESQUILOS E MUITOS MACACOS
PAPAGAIOS, SÁBIAS E TUCANOS.
(EU PERCEBI COMO AS ÁRVORES SÃO IMPORTANTES)
DAS ÁRVORES NÓS TEMOS QUE CUIDAR!
SENTADO DEBAIXO DA MANGUEIRA
DEBAIXO DE UMA ENORME MANGUEIRA
SENTADO EU PAREI PRA PENSAR
EM UM BEIJA-FLOR QUE VEIO ME CUMPRIMENTAR
CANTANDO E DANÇANDO DE FLOR EM FLOR
PÓLEN E SEMENTES PELO AR VÃO ESPALHAR
GRAÇAS A ELES NÓS TEMOS MUITAS FLORES
E MUITAS FRUTAS DE TODOS OS SABORES
(EU PERCEBI COMO OS PÁSSAROS SÃO IMPORTANTES)
DOS PÁSSAROS NÓS TEMOS QUE CUIDAR!
SENTADO DEBAIXO DA MANGUEIRA
DEBAIXO DE UMA ENORME MANGUEIRA
SENTADO EU PAREI PRA PENSAR
QUANDO UM SAPO QUE SALTANDO VEIO ME CUMPRIMENTAR
ELES PODEM SER FEIOS, MAS SÃO IMPORTANTES
EM NOSSOS JARDINS NOS AJUDAM BASTANTES
AS VEZES TEMOS MUITO, MUITOS INSETOS
ELES SÃO A COMIDA FAVORITA DOS SAPOS
(E ENTÃO EU PENSEI OS SAPOS E RÃS SÃO MUITO IMPORTANTES)
DOS SAPOS TEMOS QUE CUIDAR!
SENTADO DEBAIXO DA MANGUEIRA
DEBAIXO DE UMA ENORME MANGUEIRA
PENSANDO EM TUDO QUE PUDE VER
OLHA SÓ A QUE BELA CONCLUSÃO EU CHEGUEI!
TODOS SOMOS NECESSÁRIOS.
ÁRVORES, FLORES, PÁSSAROS, SAPOS
TODOS, TODOS... TODOS, SOMOS NECESSÁRIOS
PARA CUIDAR DA VIDA PARA SALVAR O PLANETA
TODOS SOMOS TODOS NECESSÁRIOS.



LÍNGUA PORTUGUESA

àProdução textual dos animais. Irei mostrar uma imagem sobre animais e os alunos terão que pensar no que aprendemos sobre animais até agora. Qual é o mamífero mais alto que tem na figura? Onde os animais vivem?
Quais as características dos animais mamíferos e das aves? Quem criou os animais? Eles podem ser domésticos e selvagens? E outros...





















MATEMÁTICA

àLivro Didático

àGráficos dos animais. OS alunos poderão escolher o gato, o cachorro ou a ave que mais gosta. Fazer o gráfico em seguida.

RECREIO

GEOGRAFIA

à Meio Ambiente – ler um texto:
Feche os olhos e imagine o que estou dizendo:
Um céu muito azul, com nuvens branquinhas, branquinhas…
Um Sol brilhante lançando seus raios para aquecer a Terra.
Uma grama bem verdinha e lindas árvores formam um belo cenário, onde animais de todas as espécies,
pássaros e coloridas borboletas brincam alegremente.
Agora, abra os olhos!
Tudo que você imaginou é o meio-ambiente (é uma paisagem natural).
à Será feito um breve comentário sobre o meio-ambiente, sobre paisagens naturais e paisagens modificadas pelo homem. Comentário: modificar sem destruir. O homem constrói moradias, pontes, estradas, viadutos. Assim ele melhora o lugar em que vive, mas não pode esquecer os cuidados com a natureza.
  • Protegendo as florestas e os animais que nelas vivem;
  • Conservando o solo;
  • Mantendo limpas as águas dos rios, mares, lagos e lagoas.
àEm seguida aplicar uma atividade onde os alunos terão que colocar a letra H no que foi feito pelo homem e N no que é paisagem natural.




















TAREFA

àTRAZER FIGURAS DE PAISAGENS MODIFICADAS PELO HOMEM.


HORA LIVRE: H: 20 min
Pecinha – Lego
Desenho






Nenhum comentário:

Postar um comentário