sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Plano de aula: Seguir Regras

Plano de aula:

PORTUGUÊS E HISTÓRIA:

VAMOS RESPEITAR AS LEIS (leis são regras que todos devemos seguir).

            Quem faz as leis?
O poder Legislativo é responsável por atribuições como a elaboração, análise e aprovação de leis.
           
            Direitos das crianças
            No Brasil existe uma lei sobre os direitos das crianças: o Estatuto            das Crianças e dos Adolescentes. ECA, adotado desde 1990. Essa lei diz que elas têm direito à educação, moradia, alimentação e saúde.

Apresentar o texto: Está tudo combinado:

Está tudo combinado!
Descubra porque é tão importante seguir regras.

Para jogar futebol, xadrez, videogame ou mesmo brincar de pega-pega é preciso seguir algumas regras especiais, senão ninguém se entende.
Em casa, a gente também segue normas, que podem ser diferentes para cada família. Quando seus pais combinam a hora que você deve voltar de um passeio, por exemplo, estão definindo uma regra.
A escola é outro lugar em que é preciso combinar um conjunto de regras para que todo mundo tenha seu espaço garantido, suas opiniões respeitadas e possa aproveitar as aulas.
Assim, se dois alunos ficam bagunçando ou batem papo enquanto o professor explica a lição, acabam se prejudicando e ainda atrapalham os outros, que não conseguem acompanhar a aula.
É claro que isso não significa que você e seus amigos têm que ficar duros e mudos como estátuas quando estão na escola. Nada impede que você faça perguntas, troque ideias com os colegas e dê risada, desde que não prejudique ninguém.
Ou seja, as regras existem não só para que todos respeitem os outros, mas também para que todos sejam respeitados.


Depois da leitura realizaremos no quadro o jogo dos pontinhos onde os alunos vão brincar e perceber a importância das regras. 

JOGO DOS PONTINHOS
REGRAS:
1. Faça uma linha reta na horizontal ou vertical, unindo dois pontos vizinhos no tabuleiro. Em seguida, seu adversário fará outra linha no mesmo tabuleiro.
2. O jogo continua dessa forma, até que um dos jogadores consiga fechar um quadrado. Quando fechá-lo, deve escrever a letra inicial de seu nome dentro do quadrado, e jogar mais vez.
3. Quando todos os quadrados do tabuleiro estiverem fechados, cada jogador soma os pontos dos quadrados que formou.
4. O vencedor é aquele que somar mais pontos.

EXERCÍCIOS:

1)      Para que servem as regras?
R: As regras servem para que as pessoas convivam bem umas com as outras.

2)      De acordo com o texto “ Está tudo combinado”, para vivermos em sociedade precisamos seguir regras. O texto cita algumas brincadeiras que precisam de regras para que possamos brincar. Você conhece outras? Escreva uma brincadeira e descreva as suas regras.

3)      Você segue regras em casa? Tem hora para voltar para casa? Escreva as regras que você deve seguir em casa.

4)      Ilustre no seu caderno uma brincadeira de regra.

5)      Colar no caderno o Regimento interno da escola:






Nenhum comentário:

Postar um comentário