sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Exercício Artigo

1.Troque a palavra destacada por uma do quadro:

ele - elas - nós - eles

a) Júlio não quer mais um irmão menor. _____________
b) Eu e Lúcia temos quatro irmãos.  ________________
c) Juliano, Paulo e Afonso foram ao parque. __________
d) As meninas vieram ver o bebê. __________________

2.     Complete as frases com uma das palavras: eu - tu - eles – nós

a)     ___________________ vão se comportar melhor.
b)    ___________________ jogamos todo o campeonato.
c)     ___________________ vieste saber da mudança?
d)    ___________________ não quero brincar com vocês.

3. Passe as frases para o plural, observando as palavras destacadas:

a) Ela é minha amiga. ________________________________
b) Eu estudo na parte da manhã. _______________________
c) Ele esqueceu a caneta na escola.  _____________________

4. Sublinhe os pronomes pessoais do caso reto das frases abaixo e indique a pessoa gramatical, conforme modelo:
Eu quero morar com vocês. / Eu: ® 1ª pessoa do singular – a que fala.

a) Nós queremos muitos irmãos. ____________________________
b) Eu e tu vamos conversar com eles sobre o assunto. ____________
c) Vós quereis brincar conosco? ___________________________
d) Tu vais comigo ao cinema hoje?  _________________________

5.     Substitua os termos destacados pelo pronome pessoal do caso reto adequado:
a)     Ana e Cláudia vão passear. _____________ vão ao cinema.
b)  Papai chegou atrasado. _________________ perdeu o trem.
c) As canetas estão no estojo. _______________ são pretas.
d)    Aquela mulher é delicada. ______________ tem muitos amigos.

6. Una as frases, usando um dos pronomes: eles - elas - nós

Paulo foi ao sítio. Eu fui ao sítio. Nós fomos ao sítio.

a)     A menina toma sorvete. O menino toma sorvete. _______ tomam sorvete.
b)    Meus amigos estão atrasados. Eu estou atrasado. ______ estamos atrasados.
c)     Eunice é minha amiga. Célia é minha amiga. ________ são minhas amigas.
d) Ricardo joga bola. Plínio joga bola. ________ jogam bola.
e) Eu vou à escola. Tu vais à escola. ___________ vamos  à escola.

f) Fátima tem medo de barata. Eu tenho medo de barata. ______ temos medo de barata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário